PET
PEAD
PVC
PEBD
PP
PS
AÇO INOX
ALUMÍNIO
LATÃO
COBRE
BRONZE
 
PAPEL
PAPELÃO
APARAS
OUTROS
 
 
 
RESÍDUOS
OUTROS
 
 
   
Home Empresa Missão Produtos Parceiros Contato
linha caminhao

Reciclagem PVC :: Características e Limitações

Um dos polímeros mais utilizados com diversas aplicações.

O Polietileno (PE) é um dos polímeros mais empregados dentre as resinas termoplásticas. Obtido a partir do gás etileno ou como subproduto do processamento do petróleo, o Polietileno é um polímero plástico obtido através de um processo de polimerização em baixa ou alta pressão, sendo classificado de acordo com a sua densidade (baixa, média e alta) que produzem o PEAD (Polietileno de Alta Densidade ou o PEBD Polietileno de Baixa Densidade).

Considerada uma das principais variação do polietileno, o PEBD (Polietileno de Baixa Densidade) tem papel central dentre todos os polímeros plásticos existentes.

Polietileno de baixa densidade - PEBD e Polietileno de baixa densidade linear - PEBDL
Flexíveis, leves, transparentes e impermeáveis o polietileno de baixa densidade (PEBD) é utilizado principalmente na produção de filmes termocontroláveis, como caixas para garrafas de refrigerante, fios e cabos para televisão e telefone, sacaria industrial, filmes de uso geral, tubos de irrigação, mangueiras, embalagens flexíveis, impermeabilização de papel (embalagens tetrapak), entre outros. O polietileno linear de baixa densidade (PEDBL) é aplicado, principalmente, na produção de embalagens de alimentos, fraldas, absorventes higiênicos e sacaria industrial.

Propriedades de PEBD são excelentes tendo as faixas de densidades de PEBD é 0,900-0,950 g / cm é normalmente inerte à temperatura ambiente.

Alguns agentes oxidantes muito fortes e solventes pode causar algum inchaço. PEBD pode facilmente suportar altas temperaturas de 80 º C a 100 ° C sendo muito flexível, mas resistente práticamente inquebrável. O PEBD é produzido em variações translúcidas ou opacas.

Comparativamente com PEAD, PEBD tem mais ramificações e atração intermolecular entre os átomos normalmente mais fraca. Além disso, sua resistência à tração não é muito boa e a resistência a pressão é maior. Também devido ao fato de que as forças intermoleculares não são tão fortes, a estrutura não é cristalina e a densidade é menor. Como o PEAD, esta substância também contém alta porcentagem de carbono e hidrogênio.

PEBD é extremamente eficaz em locais onde os produtos químicos são usados extensivamente sendo resistente, dependendo da química. Não apresenta nenhum dano por diluição, assim como ácidos ou bases concentrados ou ésteres tendo resistência moderada a aldeídos e cetonas. Com relação a compostos alifáticos e hidrocarbonetos aromáticos ou agentes oxidantes, a resistência é limitada. A resistência é apenas zero quando se trata de utilizar hidrocarbonetos halogenados.

Existem várias aplicações do PEBD sendo matéria muito utilizada na fabricação de frascos, recipientes, tubos, garrafas e sacos plásticos. Muitos equipamentos de laboratório também são feitos com PEBD. Usado principalmente para produzir sacos de plástico, bandejas e recipientes em geral, frascos de armazenamento de alimentos, tubos de laboratório e superfícies de trabalho à prova de ferrugem.

Encontra utilização em locais onde a soldagem é feita extensivamente e para as peças que precisam ser flexíveis e macias, peças de computadores essenciais, como cartões de tela e fitas.

Reciclagem de PEBD (Polietileno de Baixa Densidade)

Os processos de reciclagem mecânica, são mais comuns, os quais consistem em moagem, derretimento, corte e granulação de resíduos plásticos. Inicialmente, as peças plásticas devem ser selecionadas em tipos iguais de materiais antes do início efetivo do processo. O plástico selecionado é derretido e moldado em uma nova forma ou cortado em pequenos grânulos (chamados de granulados) que serão posteriormente utilizados como matéria-prima para praticamente qualquer finalidade, nos quais são excluídos hospitalar e alimentar.

Na reciclagem de plásticos deve-se observar que ao derreter polímeros diferentes, estes não se misturam facilmente, pois é necessário que sejam de um mesmo material para que o processo de mistura seja homogêneo. Plásticos diferentes tendem a não se misturar, entretando em muitos compostos pode-se usar um agente compatibilizante.

Misturadores recentes realizam a mistura de plásticos colocada em tonéis que giram com alta velocidade, o que gera calor pela fricção das partes de plásticos, fazendo com que as partes de plástico homogeneízem-se independente de sua natureza. Trata-se de uma importante nova tecnologia, que vem reduzindo custos e processos da reciclagem.

Inicialmente o PEBD não sendo reciclado, seu descarte na natureza provocava muita sujeira e poluição ambiental. Atualmente, a reciclagem de PEAD é praticada em larga escala por cooperativas e empresas de reciclagem. O processo de reciclagem do PEAD passa pelas seguintes etapas:
1º) Os produtos de PEBD são lavados e passam por um processo de prensagem;
2º) Os fardos de PEBD são triturados, gerando os flocos;
3º) Os flocos passam por um processo de extrusão, gerando os grãos aglomerados;
4º) Os grãos com aditivos são pelletizados.

Reciclagem de Plásticos no Brasil

Processo de Reciclagem - No processo de fabricação de uma nova embalagem a partir de produtos PEBD reciclados, os materiais passam por várias etapas.
Ao receber o plástico descartado, a indústria seleciona, lava, separa, seca, e transforma por meio de extrusão, em novos produtos como vassouras, carrinhos de super-mercados, sacolas, tubos, etc.

Recicla Brasil opera a reciclagem de PEBD e pode operar tanto no tratamento de reciclados pós-industrial, tratando e transformando em aglomerados ou pellets para revenda em acordo com a indústria responsável pelo descarte, como fornecedor de residuos prensados, flocos, fios, aglomerados ou pelletizados para a indústria de de produtos de reciclagem.

Simbolo Reciclagem PEBD

PEBD - Reciclagem

Moagem PEBD

PEBD Flocos

PEBD Aglomerado

PEBD Pellets


Plastico Bolha - PEBD


PEBD - Lona Preta

PEBD Filme Transparente

PEBD Sacos de Lixo Hospitalar
linha2 empilhadeira
 

Bolsa de Reciclados


A Bolsa de Reciclados RECICLA BRASIL oferece intercambio, compra e venda de Reciclados, incluindo importados.
Basta se cadastrar para poder operar, a consulta livre permite ver as ofertas sem negociar. Clique no Icone à esquerda para acessar.

icone O selo RECICLA BRASIL assegura o gerenciamento à sustentabilidade corporativa no segmento de reaproveitamento de resíduos pós-industriais, conferindo certificação de origem, materiais, processamento e ingredientes.
> Sucatas plásticos > Sucatas Metais > Sucatas Papéis > Bolsa de Reciclados